12 – Shirakawa-go

Shirakawa-go é um vilarejo de 1.600 habitantes, com mais de 500 anos de idade, classificado como Patrimônio da Humanidade por causa das suas casas de madeira com teto de palha. Elas sobreviveram a terremotos e guerras.
O nome do teto é Gassho-zukuri e quer dizer “de mãos postas”, em referência à forma do mesmo.

Chegamos até lá, vindo de Kanazawa, numa viagem de ônibus, muito agradável ( Hokutetsu era a empresa) e em 1 hora e 15 minutos. Uma estrada com lindas paisagens.

O rio Shō corre entre as montanhas que margeiam a vila. Tem águas verdes claríssimas.

Ficamos na pousada Shirakawa Terrace, na entrada do vilarejo. A ideia inicial era ficar num ryokan, na parte central da vila, mas não houve vaga. E a pousada acabou sendo uma experiência divertidíssima que rendeu um “case de gestão” 😊 Duas proprietárias cuja criatividade faz com que os hóspedes auxiliem nas tarefas de café da manhã e manutenção da arrumação, sem nem sentir a “terceirização”. 😄 No final do post, alguns detalhes sobre o caso. Tudo muito bem cuidado, todos os quartos e sala de refeição, com uma bela vista para o rio.

Depois do checkin, fomos dar uma volta pela cidade. Há muitas casas habitadas, outras viraram lojas, cafés e restaurantes. São todas muito bem preservadas. As montanhas nevadas compõem o cenário.

O museu Kanda House, pertencente há 300 anos a uma mesma família, é bem interessante. É permitido visitar os andares superiores, repletos de móveis e utensílios que dão uma boa ideia de como a vida se desenrolava, no passado.

A pergunta que vem logo à mente é como fazem manutenção do telhado. Uma foto num restaurante registra que era sempre feita pela vizinhança, em mutirão.

A vilinha é linda e ainda quero voltar no inverno para vê-la coberta de neve, como nesta foto 😍

A visita a um museu a céu aberto – The Heritage Museum Minkaen – que reproduz um vila como Shirakawa, é um passeio que justifica enfrentar esta ponte bem estreita, de cimento e com um vão muito largo e sem pilares. A travessia é temperada com o balanço da ponte e gritos de medo dos transeuntes. As casas do museu foram trazidas de cidades menores cuja preservação não se deu como em Shirakawa-go.

Um espetáculo de paisagem. Este “caminhozinho” de cor clara é o leito do rio coberto com as flores das cerejeiras que estão na margem. Muito lindo!

Para terminar, vamos saber como ter uma pousada e fazer dos seus hóspedes grandes colaboradores 😄

Detalhes da “terceirização” 😄

Fomos recebidos com as instruções de que nós mesmos deveríamos preparar nosso café da manhã. A notícia soou um pouco estranha. Pensei que isto tinha que ter sido avisado ao reservar. Mas era tudo tão bonito e no capricho, nas instalações; e uma paisagem tão linda do lado de fora que a notícia foi logo superada. Pratos, xícaras e talheres no armário. Uma caixa, com o número do nosso quarto, estaria na geladeira com os ingredientes. E aí veio a segunda surpresa: após o café, lavar tudo segundo as instruções na pia. 😯 O lixo deveria ser separado para reciclar. Também caberia a nós arrumar o tatame do quarto. E deixar o banheiro nas mesmas condições em que encontramos. Esquentar a água na chaleira ( água quente é tudo na vida de um japonês) e manter a geladeira em ordem.

As fotos dão uma ideia. Todas as instruções escritas na pia, na geladeira, nos armários, nas lixeiras, no quarto e banheiro. Era só seguir o passo a passo. 😊 Entramos na onda e foi divertido e diferente.

E instruções, muitas delas. Como usar a roupa de cama, nunca entrar sem a pantufa, fazer seu próprio checkout, não comer mais que 2 fatias de pão, cooperar com a reciclagem e não esmagar percevejos, caso apareçam 🙂

Quem topar entrar no esquema, vai acabar gostando da experiência.

Bom lembrar que Shirakawago tem todas as lojas fechadas durante a noite. Às 5 da tarde, alto falantes nas ruas começam a tocar música clássica para a população desacelerar e lembrar que a cidade se prepara para o descanso. Hora de voltar para a pousada e descobrir como se vai jantar. Duas opções: ou se faz a reserva nos restaurantes que abrem à noite ou já se acerta o jantar na pousada. Experimentamos as duas. Nota 10. As meninas da pousada prepararam um jantar delicioso, com muito papo e risadas. Foi a primeira vez que as vimos fazer algo por nós. 😄. Brincadeira, varrer e limpar banheiros era por conta delas.

Published by Marta Pessoa

Estudiosa da longevidade, fundadora da Longevos. As viagens são meu laboratório.